Sobre

(Click here for the English Version)

O que é o GingaCDN?

O Ginga Code Development Network ou simplesmente GingaCDN é uma rede de desenvolvedores de componentes e aplicações para o middleware brasileiro de TV Digital Ginga.

Esta iniciativa faz parte do programa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC), atualmente incubado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criado pelo governo federal com o objetivo de desenvolver a competência nacional para inovação em comunicações digitais.

A GingaCDN tem uma filosofia de desenvolvimento distribuído e colaborativo de software e da oferta de um ambiente de transmissão e recepção de Televisão Digital de baixo custo com o intuito de testar e aprimorar os componentes desenvolvidos nesta rede, como também de difundir a tecnologia de TV Digital Brasileira.

Porque devo participar?

No cenário atual existem vários padrões e tecnologias para plataformas de terminais de acesso a sistemas de Televisão Digital (TVD). Contudo, o desenvolvimento da principal camada de software do terminal de acesso, o middleware, ainda é objeto de várias pesquisas. Isso acontece principalmente devido a complexidade do seu desenvolvimento e a tendência cada vez maior de harmonização entre os diferentes padrões de middleware existentes no mercado.

Além dos motivos supracitados, existe ainda a necessidade de adequar esse software aos requisitos gerados pela convergência tecnológica da TVD com outras redes (Internet e telefonia móvel). No Brasil ainda há muito a ser feito por conta do pouco tempo decorrido do início da implantação do sistema de TVD.

Com a recente adoção do middleware Ginga como norma, o SBTVD gerou uma grande expectativa em relação ao surgimento de oportunidades para o mercado interno no setor de software para TVD. É importante ressaltar que existe ainda um cenário favorável para a exportação de software nessa área, uma vez que a norma Ginga é compatível com os padrões internacionais ITU J.201 e J.202.

Dessa forma, esta proposta tem como principal objetivo abrir um acesso livre as tecnologias relacionadas ao desenvolvimento do middleware Ginga, com o intuito de beneficiar empresas que atuam na área, aumentando sua competitividade para disputar espaço no mercado nacional e internacional de desenvolvimento de software embarcado para TVD. Como beneficio indireto espera-se também aumentar a competitividade de empresas que exploram serviços correlatos ao desenvolvimento de software para TVD, como: produção audiovisual, produção e distribuição de conteúdo interativo, treinamento, suporte técnico e consultoria especializada.

Como faço para participar?

O usuário interessado, deve se cadastrar no ambiente de desenvolvimento GingaCDN, que está localizado na parte superior direita deste site.

No momento, ainda se deve aguardar até que seja liberado o acesso pelos administradores, com as devidas incrições nos respectivos projetos (em média 24h). Em breve, esse cadastro será automático.

Apos ser feito o cadastro e sua conta ter sido liberada pela equipe administrativa da comunidade, é necessário ter conhecimento do processo de desenvolvimento colaborativo, das regras, direitos e deveres do usuário da comunidade GingaCDN.

Para os usuários com pouco conhecimento técnico no desenvolvimento de software para TV Digital, é aconselhável participarem primeiramente do projeto Emulador Ginga-J, tendo em vista que o mesmo possui um grau de complexidade inferior aos outros projetos e um processo de desenvolvimento mais simples, onde é possível interagir imediatamente com a comunidade.

Uma das idéias do projeto Emulador Ginga-J é fazer com que o usuário iniciante tenha um contato inicial com conceitos de TV Digital, até que atinja o grau de maturidade interessante para participar de projetos mais complexos, como é o caso do projeto Middleware Ginga-J

O que é grau de maturidade?

Baseados em outras comunidades de desenvolvimento colaborativo de software, adotamos um sistema de pontuação para os membros que estão envolvidos com o processo de desenvolvimento, esse sistema tem as seguintes finalidades:

  • O reconhecimento de usuários que mais contribuem com o desenvolvimento da comunidade.
  • Divulgar para o mercado, o ranking dos desenvolvedores mais experientes da comunidade.
  • Auxiliar os Leaders no processo de desenvolvimento em relação ao acompanhamento de tarefas e, consequentemente, a análise de riscos.

Saiba mais sobre o Sistema de Ranking.

Como é o funcionamento da comunidade?

Foi definido um processo de desenvolvimento distribuido, com o intuito de padronizar práticas ágeis e objetivas de implementação distribuída de componentes para o middleware de TV Digital Brasileira.

Este processo foi desenvolvido, baseado em processos já difundido e solidificados no mercado e na literatura científica, como é o caso do XP (EXtreme Programming) e Scrum, e em comunidades colaborativas distribuidas como: www.ohloh.net e www.linuxfoundation.org.

Por sua peculiariedade, alto grau de complexidade e carater único, o processo de desenvolvimento do GingaCDN teve que ser criado com características de análise de risco, mas como foi citado anteriormente, ainda reutiliza idéias que são comuns em várias comunidades, sendo assim, um usuário que já trabalhou em projetos distribuidos, não deve sentir muita dificudade em se adequar a este.

Para entender melhor o funcionamento da comunidade, se faz necessário, definir os seguintes conceitos: papeis, ciclo de vida, tarefas ou tickets, workflow e permissões. Tudo isso pode ser visto no detalhamento do: Processo de Desenvolvimento Colaborativo GingaCDN.